Um espaço para sermos …circunstancialmente…

Inconstâncias

Tales Messias

 

Vive-se bem hoje. De repente, tudo muda. Repentinamente.

No outro dia. Tudo já diferente. Inicialmente, resistimos.

A toda mudança. A tudo o que é inesperado. A tudo o que nos retira de algo. Ou de alguém.

 

Depois, percebe-se que essas mudanças são imutáveis. Que elas virão sempre. Que por mais que se resista, elas acontecerão. Nos tornamos nômades. Sempre no caminho. Sempre por terminar.

 

Elas vêm de diferentes direções. De várias origens. De várias formas. Oriundas de tragédias. De doenças. De desamores. De separações. Ou de reconciliações. De deslocamentos funcionais no trabalho. De desemprego. De novos empregos. De novos filhos. De novos domicílios. De falecimentos. De traições. De novos amigos. De novas crenças. Ou de desilusões com as antigas crenças.

 

Aos que ainda não entenderam a imutabilidade das mudanças, há resistência. Há dificuldade de aceitação. Sentimo-nos vulneráveis. Frustrados por que ainda havia muito por terminar. Sentimos a ausência de controle da própria vida.

 

Aos que preferem a vida regida de forma linear. Administrável. Sentem-se frágeis. Desconfortáveis. Sem confiança no futuro. Sem estabilidade. Sem trilho.

 

Àqueles que, de tantas mudanças, já as aguardam, o sentimento de possuírem apenas projetos a curto prazo continua. Mas, já se aceitou essa condição. Até a família aprende que projetar a longo prazo pode ser mais frustrante.

 

São inconstâncias? Sim, são. Mas, não espontâneas. No mundo tão móvel, inconstante, onde sentimos andar não em terra firme mas em colchões d’água, ou nos adaptamos mentalmente a essas inevitáveis mudanças ou o sentimento frustrante de tudo “por terminar” tende a ser maior. Potencializa-se.

 

Desafio nosso: manter-se constante nos valores e nas próprias convicções. Que, mesmo que mudem, serão o esboço de onde as mudanças poderão acontecer. Serão os limites até onde as mudanças terão permissão de ir. Ou não.

Comentários em: "Inconstâncias" (1)

  1. Claudia disse:

    Gostei muito do texto, MARAVILHOSO !!!! e acredito que cada mudança, cada nova descoberta, é oportunidade de crescimento. Sempre estamos em zonas de conflito, em busca de nós mesmos. TUDO ISSO É VIDA, É HUMANIDADE, É EVOLUÇÃO HUMANA.PARABÉNS!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: