Um espaço para sermos …circunstancialmente…

“Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz” Mc 15.21

Esse é um versículo pouco lembrado sobre a crucificação de Jesus. Um homem que apenas passava por ali foi convocado a levar a cruz de Jesus. Era comum, dizem, fazerem isso. Convocar alguém do povo para que ajudasse o condenado a levar sua cruz. Simão foi o escolhido.

Nunca mais se ouviu falar nesse Simão. Não há mais nenhuma referência a ele.

Mas… muitos anos depois, o apóstolo Paulo finalizando o livro de Romanos diz: “Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim”.

Há, segundo biblistas, grande possibilidade de que esse Rufo seja aquele que marcos afirma ser filho de Simão. Sendo, tudo indica que aquele rápido encontro de seu pai, Simão, enquanto ele passava, com um condenado chamado Jesus de Nazaré, mudou sua vida. E de sua esposa. E de, pelo menos, um dos filhos: Rufo. Aquele caminho carregando a cruz, ouvindo os insultos que ele recebia, vendo como ele reagia, assistindo no caminho seu encontro com sua mãe, ouvindo, (talvez) o diálogo dele com Aba e com os ladrões crucificados ao lado…Mudaram para sempre aquele homem que passava por ali, Simão. Ele volta para casa. E, imagino apenas, que volta tão “engravidado” daquelas cenas e daquele homem que se torna seguidor de Jesus. E também sua casa. Sendo o mesmo Rufo, como afirmam os estudiosos de que há grande possibilidade, torna-se um testemunho do que acontece quem encontra-se com nosso Senhor, o Cristo, Jesus de Nazaré.

simon800wh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: